top of page

Único e especial: Mokinha!

O curioso caso de uma anomalia que se torna qualidade!


Cafezal em Minas Gerais (Imagem: Autor Desconhecido)

O normal em um fruto de café, é que existam duas sementes chatas, que ficam “uma de frente para a outra”. Há, porém, uma anomalia um tanto comum que acomete em torno de 15% das cerejas do cafeeiro: os grãos moca, ou moquinha. Essas sementes, que se desenvolvem sozinhas dentro do fruto, surgem por diversos fatores, como:

1. Falha nos ovários da planta na hora de fertilizar a semente;

2. Falha no desenvolvimento posterior do endosperma (o grão do café);

3. Incompatibilidade dos 2 genitores durante a polinização das plantas.


Comparação entre uma cereja de café comum (esquerda) e uma cereja com grão moca (direita).

O fato é que por serem somente uma no interior da cereja, essas sementes recebem um aporte muito maior de nutrientes durante seu desenvolvimento, o que em termos de café, culmina numa bebida extremamente diferenciada.

Os grãos, durante seu processamento, passam por uma seleção através de peneiras. Nesse momento os mocas são separados e agrupados em lotes específicos. Costumeiramente, resultam em uma bebida mais doce, encorpada e aromática.



Aqui no Café Armazém, temos o Mokinha. Este café especial produzido a partir de grãos moca é um produto incrível. Produzido por Antônio Custódio de Faria, na Fazenda Esmeril em Patrocínio/MG. As plantas da variedade Topázio são cultivadas a uma altitude média de 990 metros. Seu ponto de torra é médio, a fim de preservar e aprofundar suas nuances mais nobres. O corpo é macio, a acidez é média e cítrica. Carrega notas sensoriais de chocolate ao leite, nozes, frutos cítricos e mel. No aroma, é doce e agradável, harmonizando perfeitamente com doces à base de frutas cítricas, biscoitos com especiarias, chocolates e trufas.



Uma experiência imprescindível para todos os verdadeiros apaixonados por café especial!



Carlos Folle - 23/11/2023

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page