Tropicália, a cara do Brasil!
- Café Armazém
- 15 de abr.
- 3 min de leitura
Abacaxi, laranja, chocolate, caramelo e mel...

Parece a receita de uma sobremesa deliciosa, mas não é!
São as nuances do Café Armazém Tropicália, uma bebida de alto nível que vai dar o tom e o sabor do verão em nosso portfólio de cafés especiais.
A ideia para esse café surgiu quando nossos parceiros do Cerrado Mineiro nos alertaram sobre um lote de café especial com nuances super diferentes, que julgavam ser nosso estilo de bebida, e estavam certos! Adquirimos essas sacas de café arábica sem ter a devida noção do quão incríveis eram as nuances, e fomos totalmente surpreendidos pela nitidez das notas sensoriais.

Costuma ser consenso entre os especialistas, que a prova de cafés especiais exige bastante atenção e treinamento para a correta percepção das nuances de aromas e sabores. Porém com este café foi diferente, logo ao aproximar-se da xícara já é possível identificar com certeza o aroma de abacaxi.
Qualquer pessoa, literalmente qualquer pessoa mesmo, consegue sentir o delicioso perfume que este café exala, e que se faz complementar por uma acidez cítrica muito característica e agradável, arrematando o paladar desta bebida especialíssima.

O café foi cultivado na Fazenda Pântano, no município de Coromandel/MG, que fica pertinho de Patrocínio e nas imediações de Uberlândia, no coração do Cerrado Mineiro – região mais premiada da cafeicultura nacional –, o terroir perfeito para os melhores cafés. Essas plantas são cuidadas pelas habilidosas mãos do produtor Jorge Fernando Naimeg, de tradicional família do setor cafeeiro mineiro e que já esteve presente outras vezes em nossa seleção de cafés.
A variedade é Paraíso, uma cultivar muito resistente, produtiva e que se destaca pela produção de bebidas muito bem pontuadas. O processo pós colheita adotado pelo Jorge foi o Natural. Nesse método de secagem, as cerejas são levadas para secar no terreiro ainda intactas, com polpa e casca, e somente são descascadas depois de desidratadas pelo sol. Esse processo confere doçura acentuada e corpo sedoso à bebida final.

Na etapa da torra, o Guilherme (nosso mestre de torra), após diversos testes, decidiu por um perfil de torra média suave. Esse ponto de torra que escolhemos acentua ainda mais as nuances de abacaxi.
Por se tratar de um café muito exclusivo e diferente, decidimos inovar e realizar um projeto único, com nossa parceira Mariana Rachinhas, da 4 Galeria. Mariana convidou a professora do IFSul – Campus Pelotas, Cecília Boanova, para realizar uma atividade junto aos seus estudantes dos cursos de design. Cecília organizou um concurso entre os estudantes, e as seis melhores embalagens foram escolhidas e impressas em tiragens iguais para acondicionar nosso café. O resultado dessa ação é uma linda exposição que será realizada na 4 Galeria de Arte e Café, mostrando todos os caprichosos trabalhos que foram enviados.

Os clientes que adquirirem o café Tropicália poderão escolher entre seis belas opções de embalagens, cada uma com seu estilo e um texto contando sobre o artista criador. Sem dúvida, todas elas (cada uma a sua maneira), representam muito bem o café e suas nuances, além do movimento artístico que inspirou o nome.
No final das contas, é com muita alegria que apresentamos este produto ao público. Fizemos questão de que seu preço fosse na faixa mais acessível de nossa gama de cafés, pois entendemos a necessidade de se ofertar ao maior número de pessoas possível um café de qualidade. Ficamos muito felizes com o lançamento e temos certeza que o Tropicália será um companheiro sem igual para os amantes de café.

Seja caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento no sol de quase dezembro, ou vendo aquelas pessoas na sala de jantar preocupadas em nascer e morrer...
Viva a liberdade!
Viva a Tropicália!
Viva a Brasilidade!
Comments